Podridão de um sistema de justiça com dois pesos e duas medidas

16 de Março de 2014

Economia, Justiça, O PAÍS QUE TEMOS

No discurso que assinalou hoje os 40 anos do PSD, nas Caldas da Rainha, Passos Coelho fez ainda uma crítica às prescrições  no caso de Jardim Gonçalves relacionado com o BCP, assim como às ameaças de prescrição dos casos do BPN e BPP, dizendo que ” um cidadão comum não teria conseguido um desfecho destes”.

Chama-se a isto manipulação da justiça em benefício dos ricos. Nem mesmo nos EUA, um país denominado capitalista, um banqueiro ou milionário poderia manipular o sistema de justiça. Recordemos não há muito o caso Madoff nos EUA, que o expropriou de todo o património e o condenou a 150 anos de prisão. Comparemos esse caso, com o caso dos submarinos em Portugal, no qual a justiça alemã,  condenou indivíduos envolvidos nessa negociata por corrupção, onde foi provado pelo sistema de justiça de terem sido pagas luvas ao consul português. Em Portugal o processo foi arquivado.

Portugal é um paraíso para a corrupção dos banqueiros e mesmo dos políticos associados ao mesmo tipo de crime. O sistema judicial possui brechas para justificar legalmente toda a complexidade de crime organizado. Na eventualidade de tudo falhar, há formas da manipulação do tempo do processo para os mesmos prescreverem. 

Este governo está preocupado com o mercado paralelo de cabeleireiras, restaurantes e todo o negócio pequeno de retalhistas, ao ponto de estupidamente sortearem carros de topo de gama. Mas deixam escapar milhões e milhões nas mão de banqueiros.

Como é possível os portugueses acreditarem no sistema de justiça ou em algo que dependa deste governo no sentido de reduzir a desigualdade judicial, económica, social e política entre cidadãos?

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

One Comment em “Podridão de um sistema de justiça com dois pesos e duas medidas”

  1. pintobasto Says:

    Um político mentiroso que nem Passos Coelho, não fala nada que preste e sobre falhas na justiça em relação aos banqueiros ladrões, compete-lhe a ele, primeiro ministro, tomar as providências legais para eliminar ladrões, roubos, subornados e subornadores, tudo em relação aos bancos! Mas isso ele não faz! Prefere falar meia dúzia de lorotas para inglês escutar e continuar como guardião da troika, desmantelando o pouco que resta da economia portuguesa.E os portugueses continuam tão passivos como dantes..

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: