UM VOTO DE REPÚDIO AO GOVERNO PORTUGUÊS

17 de Fevereiro de 2014

Economia, O PAÍS QUE TEMOS, Saúde

 

Há dias, a SIC fez uma reportagem no programa “Perdidos e Achados”, sobre a história de um jovem conhecido pelo “ Menino Azul”, que nasceu com uma doença rara que causa uma má formação do coração, pulmões e fígado.

O seu prognóstico á nascença, seria de poucos meses ou mesmo poucos dias de vida. Mas, em circunstâncias que nem a própria ciência médica encontra explicação, está perto de completar os seus dezoito anos.

Ao longo da sua vida, foi avaliado e tratado em hospitais em Portugal e mesmo nos EUA. Considerado um caso de prognóstico com poucas probabilidades de uma vida longa, regressou aos Açores de onde é natural.

Em 2005, o governo anterior aprovou uma lei de apoio ás famílias com casos de doenças raras, como o caso de Emanuel Silva, o menino azul. O governo de Passos Coelho revogou essa lei, que como sempre aqueles que mais necessitam são sempre abandonados por este governo desumano que governa o país.

Com apenas cerca de 150 €/mês para alimentação de uma família de 3, o menino azul vive numa casa húmida, com uma alimentação inadequada, sem medicamentos necessários e sem ida a consultas médicas por falta de dinheiro para as taxas moderadoras. O governo exige uma junta médica, que custa 50 €, para comprovar o que há muito está clinicamente comprovado (pura burocracia governamental para justificarem a falta de participação). Tal como para os medicamentos e as consultas médicas, também a junta médica não foi possível ser feita pelas mesmas razões.

Certamente, que após a reportagem da SIC, milhares de portugueses se prontificam a ajudar monetariamente e não só o desespero deste jovem e desta família, que nas mesmas circunstâncias, certamente há milhares de outras famílias por todo o país. Mas, é humilhante que casos como este, onde a dignidade e a vida privada das famílias se tornam públicas para acabar por depender da caridade humana afim de conseguirem algum apoio para sobrevivência. Isto num país onde os impostos são dos mais elevados da CE e onde cada vez há menos apoio social para quem mais depende para sobreviver, particularmente em casos de situações médicas.

Muitas vezes pergunto: “ Quem este governo, eleito e sustentado pelos portugueses, está ao serviço? Da Alemanha? Dos mercados financeiros nacionais e estrangeiros? Ou governando-se a eles próprios, garantindo os seus futuros? Certamente que não governam os interesses do povo português! Ou será que aguardam o que aconteceu ao burro do Inglês, que quando estava habituado a não comer morreu?

Como português, deixo aqui o meu voto de repúdio ao governo. Peço á maioria dos portugueses, que se unam e façam o mesmo voto, através de partilhar em por todos os meios das redes sociais este tipo de notícias. Este pedido vai também para toda a comunidade de emigrantes espalhados pelo mundo, da qual eu faço parte há 40 anos. Nenhum de nós sozinho fará a diferença. Mas unidos, podemos contribuir para uma mudança e um futuro melhor do país que nos viu nascer. Podemos talvez ainda evitar a morte precoce do menino azul e de muitos outros portugueses, que com o governo actual o tempo de vida poderá ser bastante reduzido e precário até ao último momento.

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

One Comment em “UM VOTO DE REPÚDIO AO GOVERNO PORTUGUÊS”

  1. pintobasto Says:

    VOTO DE REPÚDIO AO GOVERNO PORTUGUÊS? O comportamento desse desgoverno chefiado pelo Laparoto, mais conhecido como Passos Coelho arrasou com a débil economia nacional, empurrando para a miséria com milhões de cidadãos que apresentam um curioso comportamento de passividade, deixando-se tanger para a desgraça sem reação. Aonde estão os “heróis” do 25 de Abril de 1974?

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: