CONSELHOS QUE PODEM SALVAR UMA VIDA

25 de Junho de 2013

Economia, O PAÍS QUE TEMOS, Saúde

A distância entre a vida e a morte pode ser em muitos casos uma questão de minutos ou mesmo segundos.

Os conselhos aqui apresentados, não dispensam em nenhuma circunstância o diagnóstico e a assistência por médicos ou outro pessoal clínico especializado, dentro do menor espaço de tempo possível. No entanto, em muitas circunstâncias em que o acesso ao hospital ou centro de saúde mais perto, particularmente em zonas distantes de grandes centros urbanos, poderá ter uma demora significante, muitas vezes de consequências irreversíveis. A divulgação de todo o tipo de informação é essencial para  uma assistência de apoio e primeiros cuidados, até ao acesso de pessoal especializado.

____________________________________________________________________________________________________

ENFARTO

Como muitas pessoas estão sozinhas quando sofrem um ataque cardíaco, sem ajuda, a pessoa cujo coração está batendo indevidamente e que começa a se sentir fraco, tem apenas cerca de 10 segundos antes de perder a consciência.

No entanto, essas vítimas podem ajudar a si mesmos tossindo repetidamente e vigorosamente. Uma respiração profunda deve ser efetuada antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e vigorosa, prolongada como se produzida no interior do tórax.

A respiração e a tosse devem ser repetidas a cada dois segundos, sem parar, até que a ajuda chegue, ou até que sinta que o coração está batendo normalmente.

Respirações profundas obtém oxigénio para os pulmões e os movimentos de tosse pressionam o coração e mantém o sangue circulante. A pressão de compressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo normal. Desta forma, vítimas de ataque cardíaco podem chegar a um hospital. Diga a muitas outras pessoas sobre isso. Isso pode salvar suas vidas!

____________________________________________________________________________________________________

RCP

Pessoalmente, acredito que este tipo de divulgação e mesmo treino, como também primeiros socorros, deveria ser iniciado a nível do ensino secundário. Lamentável que candidatos ao ingresso em medicina, para além dos requisitos em cursos de ciências,  fisico-química e desejo de se tornarem médicos, não tenham previamente qualquer contacto sobre como intervir, ainda que com conhecimentos empíricos, em como providenciar o primeiro suporte em salvar uma vida.  Este tipo de informação deveria ser divulgada a populações pelo interior do país onde é cada vez mais distante o acesso centros clínicos e hospitalares. Não se trata de ensinar medicina a leigos, mas providenciar bases que em casos isolados podem evitar a perda precoce de uma vida.

Hábitos que podem contribuir para uma vida mais saudável

água é essencial

, , , ,

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

One Comment em “CONSELHOS QUE PODEM SALVAR UMA VIDA”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: