A ANÁLISE DAS NOTÍCIAS POR UM CIDADÃO INDEPENDENTE

17 de Setembro de 2012

Política Nacional

O Governo antecipa queda do consumo, investimento e emprego em 2013

Segundo documento aprovado pelo Executivo no passado dia 13, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá cair 1 %, o consumo privado recua 2,2 %, o consumo público desce 3,5 % e o investimento irá regredir 4,2 % em 2013. A taxa de desemprego subirá para 16 por cento, devido a um recuo de 1,2% no mercado de trabalho.

Estas previsões, comparadas com o discurso de Passos Coelho, no final de Agosto, na rentrée do PSD para 2012, de que 2013 seria um ano de inversão da actividade económica de Portugal, mostram uma perspectiva contrária. Mas que visão económica tão grande deste governo! Faz-me recordar o governo anterior de José Sócrates sempre a contradizer-se.

Prefiro um primeiro-ministro realista e honesto, do que um PM optimista, mas que não corresponda à verdade. Infelizmente, temos sempre o oposto. Admitindo a hipótese que a nossa dívida alguma vez possa vir a ser minimamente reduzida, que paga estará fora de hipótese, levará mais de 30 anos. Com a ideia por parte dos nossos governantes, do regresso aos mercados de empréstimos o mais breve possível, estamos sempre na situação de pedir a Pedro para pagar a Paulo.

_______________

Seguro acusa Governo de incompetência na execução do Orçamento do Estado

Estamos muito mal com este governo. Mas um futuro governo com José Seguro, não nos leva também a parte nenhuma. Onde se encontrava José Seguro quando José Sócrates era primeiro-ministro? Em silêncio, aguardando o seu momento de ascensão, sem se preocupar com os portugueses!

_____________________

Portas diz que não concordou com as mexidas na TSU mas recusou provocar o fim da coligação

Passos Coelho garante que Portas deu acordo para novas medidas

QUEM  MENTE?

Paulo Portas, é uma raposa velha, muito sabida em assuntos políticos. Gosta de conforto e boa qualidade de vida. Fica na retaguarda, o mais distante possível, a analisar todos os acontecimentos e de onde sopram os ventos, e aguarda pelo momento certo, para se pronunciar. Conhecedor da incompetência de Passos Coelho, aguardou em silêncio desde o primeiro-ministro ter falado ao país sobre as novas medidas de austeridade, até confirmar que Passos Coelho tinha dado um tiro no próprio pé. Foi como que o beijo de Judas a Jesus. No final, surge como que estivesse preocupado com o país. Portas apenas pensa em si próprio usando o seu partido para sua elevação. Sinceramente, Paulo Portas não me convence.

____________________________

O PAÍS AGUARDA COM ANSIEDADE A DECISÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Há precisamente um ano, em Setembro de 2011, o PR, Cavaco Silva, disse que baixar a taxa para as empresas levaria à recessão da economia. Qual será a sua tomada de posição neste momento?

A convocação de uma reunião do Conselho de Estado, é importante para uma decisão sobre o futuro imediato do país. A sua decisão final poderá acalmar os ânimos dos portugueses, ou contribuir para uma crise política com consequências de uma revolução social tumultuosa.

Lamento no entanto que esta reunião do Conselho do Estado esteja agendada para tão tarde.

No actual contexto, quando os nossos governantes são vaiados por toda a parte do país,  dificilmente existem condições para continuar até à conclusão do mandato em 2014.

Eleições antecipadas, é impensável. Os portugueses perderam há muito a confiança nos partidos e políticos. A prova disso, foi a grande abstenção às urnas como foi verificado nas últimas eleições.

É importante, quanto mais cedo melhor,  uma reforma da constituição do sistema político do país. Para isso, com a Assembleia da República em actividade, tal não é viável dado que seria necessário a aprovação de 2/3 da AR. Os partidos políticos, ainda que debatam uns contra os outros, jamais iriam destruir a sua galinha de ovos de ouro. Como resolver? Dissolução da AR e instalar um governo de Salvação Nacional, até à restauração de um novo sistema político, realmente democrático.

Acreditem que estou a sonhar alto demais, dado que o nosso PR, tal como os nossos governantes e restantes políticos, estão todos demasiado confortáveis dentro do sistema actual, que os tem beneficiado e protegido.

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s