COM ILUMINADOS COMO ESTE A EUROPA NÃO VAI LONGE

11 de Agosto de 2012

Política Nacional

O Banco Central Europeu (BCE)  sugere que se baixem os salários, nomeadamente o salário mínimo, que em Portugal se situa em 485 euros.

Com iluminados como este  Mario Draghi, do BCE, Portugal e outros países da CE, severamente afectados pela crise económica, podem ficar em situação económica e financeira muito pior. Também, poderá ser o início de uma revolução social, que não apenas vai tombar os países em crise, como toda a Europa, onde a poderosa Alemanha cairá também.

Tem sido demonstrado que as medidas de austeridade e os sacrifícios aplicados às classes operárias com cortes de benefícios, subsídios e salários, não tem aumentado o número de postos de trabalho. Pelo contrário, tem dificultado as economias nos países mais afectados pela crise, reduzindo o consumo mesmo de produtos  básicos para a sobrevivência.

Uma economia sem consumo, não produz receitas de impostos aplicados sobre consumo, tal como o IVA. Portugal teve nos últimos meses a prova de que o aumento das taxas dos impostos, não produziu as receitas projectadas, as quais foram inferiores a períodos homólogos quando a taxa dos impostos era inferior.

Quando não há consumo ao nível da produção produzida, não se necessita aumento da produção e consequentemente, não mais postos de trabalho. Infelizmente, a falta de consumo, leva a cortes na produção e perda de mais postos de trabalho. Como exemplo, este ano a AutoEuropa vai produzir menos viaturas porque o comércio do sector automóvel, não só caiu no mercado nacional como também nos mercados para onde Portugal exporta.

Por incrível que pareça, são os indivíduos mais bem pagos da CE, e do FMI, muitos deles isentos de impostos sobre os honorários (Christine Lagarde) , com direito a viaturas topo de gama a custo zero, cartões de crédito sem limite e todo o tipo de subsídios recusados por eles aos cidadãos europeus, que recomendam que os pobres passem a ganhar menos e menos a cada dia.

A recomendação do BCE liderado por Mario Draghi, não vai criar mais postos de trabalho. Apenas vai contribuir para que os ricos fiquem mais ricos e os pobres fiquem mais pobres. Vai contribuir para uma revolução social que poderá causar um dos piores incidentes da Europa do nosso tempo.

Para nós portugueses, que temos um governo que leva a rigor toda a recomendação pela Troika e FMI contra as classes mais desfavorecidas, certamente que vai do papel à prática em tempo recorde.

Estes iluminados que ditam  o destino dos povos europeus, estão a contribuir para a dissolução de uma Europa unida. A destruição de um sonho de união e solidariedade, para os bons e maus momentos.

Tal como a vida de cada indivíduo que cada dia que passa está mais perto do fim, o mesmo está a acontecer à CE, cada dia que passa está mais perto do fim. Com iluminados como este, Mario Draghi, a Europa não vai longe.

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

5 comentários em “COM ILUMINADOS COMO ESTE A EUROPA NÃO VAI LONGE”

  1. JC Says:

    Não tenho nenhum curso de economia, mas a minha já longa vida de trabalho permite-me que desde há muitos anos tenha a mesma opinião: embora não o único problema, mas o principal problema da nossa sociedade é a má (péssima) distribuição da riqueza.

    Gostar

    Responder

  2. jose jeropiga Says:

    Em 2013 vamos estar todos bem melhor!!

    Apenas porque nos vamos por todos na alheta e governar a vida lá fora, que aqui, aqui, já nem erva cresce!

    Gostar

    Responder

  3. Pal Martinho Mes Says:

    Há uns anos li o seguinte : – “ Após a II G.Guerra, em França, um quadro de empresa ganhava quatro vezes mais que um operário, hoje ganha quarenta vezes mais “, óspois na data abaixo leio isto : « John Pierpont Morgan (1837-1913) foi um grande banqueiro americano, numa época de capitalismo selvagem. /…/ Este clássico capitalista entendia que a remuneração do executivo máximo de uma empresa não deveria exceder 20 vezes o salário mais baixo pago nessa empresa./…/Há 10 anos os administradores das 100 maiores empresas britânicas ganhavam 47 vezes mais do que o salário médio (não o mais baixo) dos seus trabalhadores. Em 2010 recebiam 120 vezes esse salário médio. Nos Estados Unidos, em 2008, os gestores máximos ganharam 318 vezes o salário médio (não o mais baixo) das suas empresas. »
    Francisco Sarsfield Cabral – SOL 9 de Setembro 2011.

    Gostar

    Responder

  4. Tó Zé Says:

    A grande verdade é que já se começa a sentir na economia francesa a recessão dos países do sul da Europa. Para se ver isso, basta recordarmo-nos da fábrica Pegeaut Citroen que fechou. Como todos sabemos, ambas as marcas são direcionadas para as classes baixa e média que viram o seu poder de compra descer rapidamente. Como tal, a França viu-se com 8000 desempregados imprevistos, só porque o Sarkozy em par com a Merkel decidiram seguir os modelos da austeridade e da escola de Chicago.

    Gostar

    Responder

    • opaisquetemos Says:

      Caro Tó Zé,

      Contráriamente ao que Passos Coelho afirma, de que o fim da recessão termina em 2013, isso não corresponde à realidade dos factos que estamos vivendo, com as políticas de austeridade que já existem e as que estão para emirgir a qualquer momento.
      Aliás já há contradição de afirmações entre o prmeiro-ministro e o ministro da economia.
      Acredito que no final do Verão, poderá haver alterações do governo, pelo menos no respeitante à saída do ministro da economia.
      A meu ver, este governo vai ter dificuldades em durar todo o mandato. Mas que políticos temos para formar governo? Mudam-se as caras e mesmo os partidos, mas a treta é a mesma.

      Gostar

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s