CARTA A MIGUEL RELVAS

17 de Julho de 2012

Política Nacional

Senhor Ministro Miguel Relvas,

As notícias, comentários, manifestações e sondagens nas duas últimas semanas sobre o senhor ministro, representam não apenas a vontade de um povo passivo que tenta enfrentar tudo em silêncio, como também as vozes de pessoas influentes na vida política e social da nação ( Bagão Félix, Marcelo Rebelo de Sousa, Alberto João Jardim e outros, incluindo figuras importantes do seu partido, PSD)

Certamente, que para desempenhar funções governamentais, não há a obrigatoriedade de um título de Dr. ou Eng.º . O básico esperado, ou desejado de cada governante é competência para o cargo a desempenhar, honestidade no desempenho das funções e credibilidade de carácter.

Infelizmente, a maioria dos nossos governantes são incompetentes ou inexperientes nos cargos que exercem, o que contribuiu para o país chegar ao caos económico e financeiro que se encontra.

Infelizmente também, a honestidade é algo bastante questionado, dado o conflito de interesses pessoais e os lobbies por muitos membros do governo e membros do parlamento, muitos deles advogados, exercendo  advocacia para clientes poderosos como bancos e grupos de interesses económicos, enquanto desempenhando funções para os cidadãos. Será que tenho provas sobre o que acabo de mencionar? Sim! As provas são um livro aberto onde se pode observar que mais de 90% dos que desempenham ou desempenharam cargos de governantes e mesmo deputados, acabam sempre como executivos na banca e em grandes monopólios empresariais, para além de todos os benefícios adquiridos e alguns até vitalícios. Enquanto os portugueses perdem cada vez mais benefícios e direitos adquiridos devido à crise que vivemos e se prolongará indefinidamente, esses governantes, deputados e autarcas, mesmo os condenados pela justiça, acabam por se colocarem como executivos com salários milionários e usufruir de todos os direitos adquiridos, mesmo os vitalícios. Interessante, Não é!?

Para além de tudo já referido atrás, foram detectados , neste e no governo anterior, graças à comunicação social, dois casos em flagrante  de falta de credibilidade de carácter. Antes o de José Sócrates com a duvidosa licenciatura em engenharia, mas pelo menos frequentou aulas e tinha um bacharelato. Agora o seu caso, senhor ministro, com a muito, mesmo muito duvidosa licenciatura, ainda que possa ter sido tecnicamente feita dentro da lei.

Senhor ministro, muito antes da dita data de licenciatura em 2006, o senhor em 2004, na qualidade de Secretário de Estado, já se intitulava Dr. Miguel Relvas, conforme prova a placa que o senhor inaugurou a 16 de Janeiro de 2004, na Câmara Municipal de Lagoa (Algarve), na qual está gravado o seu nome com o título de Dr. Miguel Relvas. Fosse o senhor uma pessoa de integridade, teria com um sorriso agradecido o título, mas pedido que a respectiva placa fosse corrigida.

Para além disso, ao longo da sua carreira política o senhor tem estado envolvido em alguns casos polémicos,  como o das despesas das viagens-fantasmas. Também, conta no seu recordo as falsas moradas em Tomar para justificar ajudas de custo de deslocação e alojamento. Ambos os casos, para além de mau modelo exemplar, representa também processos crimes por fraude fiscal.

Acredito que o senhor Miguel Relvas, é um indivíduo vaidoso e apenas concentrado na sua imagem, ignorando a humilhação contínua que está causando à sua família e os danos causados à já debilitada imagem do governo, particularmente ao primeiro ministro, Passos Coelho. Há momentos na vida em que um homem, independente do seu orgulho,  tem de colocar em primeiro lugar o respeito pelos outros que o rodeiam. Esse momento na sua vida e carreira profissional é agora ou nunca.

Miguel Relvas, o senhor não é mais um ministro credível ou mesmo uma pessoa de respeito ou vergonha. O senhor passou a ser um fantoche para anedotas sobre o governo. Demita-se, por razões pessoais e poupe o primeiro ministro de acabar por fazer uma remodelação forçada do governo.

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s