QUEM VAI GERIR?

22 de Fevereiro de 2013

Economia, O PAÍS QUE TEMOS

Segundo o Diário Económico, o Governo vai investir mais de mil milhões no porto de Lisboa – O plano estratégico de desenvolvimento do porto de Lisboa, apresentado hoje pelo Governo, inclui um terminal de cruzeiros, um novo terminal de contentores na Trafaria e uma nova marina.

  • Quem vai gerir este investimento?
  • Que tipo de contrato ou negociata?
  • Quem beneficia dos lucros e suporta prejuízos?

Cuidado que este governo, aliás como todos os anteriores, é de gente inexperiente ou ousada para benefícios de entidades e amigos influentes.

Referi no passado que todas as cláusulas de negócios do Estado deveriam ser previamente analisados por entidades independentes  e aprovados pelo TC. Não esquecer que ao longo dos anos a maioria dos contratos realizados, começam com derrapagens de milhões ao previsto e acabam com contratos de gestão por décadas, quando não perpétuos, em que os lucros é de quem os gere e os prejuízos sobram para o Estado.

O país precisa de investimentos que criem postos de trabalho e que produzam rentabilidade. Mas, os desastres ao longo do tempo são de tal dimensão, que todo o cuidado é pouco. Um empreendimento desta natureza, que certamente ultrapassa mais de mil milhões de euros, para ser rentável exige uma gestão sofisticada e com cláusulas protegendo o Estado e não a entidade gestora como sempre acontece. Não sei como, mas sempre, os melhores conselheiros jurídicos sobre os negócios, são sempre contratados pelas empresas contratuais. Por norma, enquanto o Estado possui poder sobre a empresa, esta causa prejuízos constantes que os contribuintes vão suportando. Não por falta de trabalhadores qualificados; mas intencionalmente para que a empresa desvalorize e acabe privatizada a preço de saldo.

, , , , , ,

About Carlos Piteira

Licenciado em Microbiologia pela Maryland University. Especialista em Microbiologia Clínica pela American Society of Clinical Pathologists. Consultor da Qualidade do Ar Interior. Autor do livro: ” A Qualidade do Ar Interior em Instalações Hospitalares”

Ver todos os artigos de Carlos Piteira

Subscrever

Subscribe to our RSS feed and social profiles to receive updates.

One Comment em “QUEM VAI GERIR?”

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 402 outros seguidores

%d bloggers like this: